Dicas para estudar com eficiência.


Foto: Lucas Alves
                                                             
ØDicas:
  1. Abandone redes sociais ou qualquer coisa que tire a sua atenção quando estiver estudando! 
  2. A sua organização irá fazer toda a diferença. Se for mal organizado, pode ter certeza que a aprovação não virá. 
  3. Estude até sonhar com os assuntos da prova!
  4. USE OS LIVROS DO EDITAL! (podem ser adquiridos no mercado livre ou na estante virtual por um preço acessível).  A prova é formulada com base nos autores de cada matéria que estão como sugestão no edital, assim, usando esses livros, o caminho para a aprovação ficará mais perto de você. * Clique aqui e seja feliz com os livros do edital que eu consegui buscando na internet*.
  5. ESQUEÇA apostilas! Muitas estão desatualizadas ou com assuntos errados. Esse tipo de material, quando for de qualidade, só é indicado para complementar seu estudo, e não para usar como material principal.
    
  Ø Plano de Estudo
É o seu guia no dia a dia. Através dele, você irá ter uma noção do seu tempo quando estiver estudando. Tempo é fundamental aqui!  Irei disponibilizar o meu, mas você terá que editar conforme as suas necessidades.                                                                                                                                 

Como ele funciona?
  • 1.       Na segunda feira, por exemplo, você estudará  as matérias: matemática e tipos de textos/literatura. Procure o "quadrado" que contenha as informações referentes a Matemática e apenas olhe qual será a sua primeira aula nessa matéria. Quando acabar, é só ir na parte de tipos de textos/literatura e olhar qual será a primeira aula de tipos de textos.. Assim, será na terça-feira, na quarta e etc...
  • 2.       Esse plano de estudo informa também quantas aulas por mês você terá que estudar para que possa ficar tranquilo quanto ao tempo de estudar tudo até a prova.

  Ø Faça Revisões.                         
Por exemplo, na terça, você viu sobre as grandes navegações da matéria de história, quando for ver a matéria de história novamente, revise o que você viu na segunda! Só depois você pode estudar o assunto seguinte. Inclua também uma revisão no final do mês (essa você deve revisar tudo que estudou no mês).

  Ø Faça exercícios.
Ter bons materiais e força de vontade é ótimo, mas fazer exercícios de cada assunto estudado, é uma das melhores coisas que existe para ficar perto da aprovação! Com os exercícios, você irá fixar o assunto na sua cabeça, e, com o passar do tempo, irá ter ele "cravado" dentro de você, assim como 1+1 são 2. Então, no meu caso, toda vez que estudava toda a teoria de um assunto, eu iria fazer uns 20 a 30 exercícios para fixar o tema.

ØUse e abuse dos grupos de estudo que são COMPROMETIDOS!
Em 2017, eu reprovei na prova, mas, por meio de indicações, descobri um grupo de estudos sensacional no facebook. Era e é insano! Entrava pelas madrugadas estudando e o pessoal ainda estava ativo postando e respondendo questões, além de ajudando um ao outro com dúvidas. Uma boa porcentagem da minha aprovação eu devo a esse grupo. Pois, diferente de 2017, em 2018 eu fiz umas 2 mil questões e ajudei várias pessoas com o que já tinha visto nos meus estudos, isso ajudou bastante a melhorar meu desempenho até o dia da prova.
Então, segue duas dicas de grupos de estudo:

  1. Estudos ESA
  2. ESA 2019/20

Ø Dicas de cada matéria:
Português:  Diferente do enem, por exemplo, a ESA cobra muito a gramática. Então, em português, foque em resolver exercícios com o objetivo de decorar aquelas regrinhas que cada assunto possui. Tente decorar o máximo de regras, pois, quem tiver mais bagagem na hora da prova, é quem vai conseguir se sair bem!.
Minha indicação pessoal para livros é: 
  1. "A gramática para concursos públicos" é um livro bem detalhado que o autor, Fernando Pestana, aborda o ponto de vista de vários gramáticos conceituados, além de possuir uma didática muito boa.  Se você quer gabaritar a prova de português, esse é o livro correto!
  2. "CURSO PRÁTICO DE GRAMÁTICA", do autor Ernani Terra, diferente do livro do Pestana, é um livro mais resumido, mas que já supri as necessidades da prova. 

Matemática: Preste muita atenção nos macetes que os professores dão, mas procure entender o porquê que determinada regra deve ser aplicada em determinado exercício, isso ajuda muito a você desenvolver a habilidade de resolver qualquer exercício daquele assunto sem pensar muito. Lembrando que, na prova da ESA, a matemática é bastante conteudista, então, foque nas regras, assim como o Português. 
Minha indicação pessoal para livros é: 
  1. "Fundamentos da Matemática Elementar - Vol 1 ao 11" é o livro feito para aqueles que não quer deixar passar uma questão. Apesar de ser direcionado para níveis de cobrança bem elevados (acima do que a ESA pede), esse material possui uma explicação bem detalhada e níveis de dificuldade diferentes em seus exercícios. Quer as 12 questões de matemática e ainda presenciar várias formas de se resolver um exercício? Use esse livro!
  2. "Matemática, Ciência e Aplicações - Vol 1,2 e 3", do mesmo autor do FME, é um livro mais resumido e sem se aprofundar muito em determinados assuntos. Quer apenas conseguir passar na ESA? Use esse livro!

Geografia: Deve ser estudada com bastante paciência e atenção, pois, os conteúdos dessa matéria, diferente de português e matemática, devem ser decorados. Aqui, você deve focar em entender o assunto, mas, a longo prazo, memorizar o assunto é a chave para se sair bem nessa matéria. A ESA cobra detalhes na parte de geografia, então, por exemplo, aquela data ou aquele nome de relevo que você pensava que não ia cair, vai cair!
Minha indicação pessoal para livros é: 
  1. Moderna Plus: Conexões", da autora Lygia Terra, é uma coletânea com 3 volumes, além de livros de apoio e resumos. Eu possuo o mesmo e recomendo para todo mundo!
  2. "Geografia Geral e do Brasil - Espaço Geográfico e Globalização", do Eustáquio Sene, é bem elaborado e entrega tudo o que o edital pede.


História: Quase na mesma linha de pensamento que geografia: Entender o assunto + Decorar e decorar! Contudo, aqui, você encontrará uma infinidade de nomes e datas importantes que devem ser memorizadas. Pois, há muitas pegadinhas na prova que, se você souber detalhes de certo acontecimento, com certeza irá matar a questão. 
Minha indicação pessoal para livros é: 

  1. "Gilberto cotrim - historia global": Livro excelente para estudar história para a ESA, mas que deve ser complementado por outro livro/apostila em alguns assuntos.
  2. "História do Brasil - Luiz Koshiba": Assim como o livro do Cotrim, deve ser complementado por outros materiais em alguns assuntos.

Redação: Aqui não tem mistério, a ESA cobra o mesmo estilo de redação do ENEM(dissertativa argumentativa), porém não precisa de uma intervenção/solução para o assunto. LEIA MUITO! A banca exige muito da criatividade do candidato em escrever com poucos erros de gramática e desenvolver sobre certo tema com clareza. São assuntos diversos, não existe temas que a ESA "mais gosta". Então, quer se sair bem na redação? Leia e assista muito sobre tudo! Jornais, revistas, sites de notícias.. Porém, não esqueça de praticar. "A prática leva à perfeição."
Aqui vai uma dica de telejornal que todos os dias tem um tema a ser debatido. Com isso, é só pegar o seu caderno e anotar sobre os assuntos quando estiver assistindo.
Jornalismo TV Cultura

Inglês: Nesse ano de 2019 foi confirmado que o concurso da ESA passará a cobrar a matéria de inglês. Mas como estudar? diferente das outras matérias, você deve procurar a memorizar palavras e expressões, ou seja, quanto mais palavras você entender em inglês, mais fácil vai ficar para estudar os conteúdos e regras que são cobrados. Recomendo o aplicativo DOULINGO, ele ajudará você a adquirir vocabulário para entender as demais etapas que o edital exige. 


      *Caso não tenha dinheiro para adquirir esse livros indicados, aqui no site possui a maioria desses em PDF, é só baixar e ver o livro online (de preferência em um computador/notebook).
I


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.